trabalho- higiene e profilaxia - cme
Introdução
CME - Centro de Materiais de Esterilização é de fundamental importância para o funcionamento dos hospitais, ambulatórios. Sua operação envolve uma série de processos em que a organização, empenho e controle de qualidade são essenciais, para que as questões estejam livres de microorganismos.
O CME é uma unidade de apoio técnico dentro do estabelecimento de saúde destinada a receber material considerado sujo e contaminado, descontaminá-los, prepará-los e esterilizá-los, bem como, preparar e esterilizar as roupas limpas oriundas da lavanderia e armazenar esses artigos para futura distribuição.
Este trabalho descreve o CME em sua estrutura física, a descrição das áreas, fluxos de materiais, métodos de esterilização, equipamentos e controle de qualidade, a fim de oferecer uma visão geral do funcionamento do CME, enfatizando a sua importância e como ela precisa de profissionais qualificados para o seu bom funcionamento.
Centro de Material e Esterilização
1- Definição
CME é uma unidade de apoio técnico que tem como finalidade o fornecimento de materiais médicos hospitalares adequadamente processados, proporcionando assim condições para o atendimento direto a assistência a saúde dos indivíduos enfermos e sadios (RDC nº. 307 , ANVISA).
Área Física A área física do CME deve permitir o estabelecimento de um fluxo contínuo e unidirecional do artigo médico-hospitalar, evitando o cruzamento de artigos sujos com os limpos e esterilizados, como também evitar que o trabalhador escalado para a área contaminada transite pelas áreas limpas e vice-versa.
2- Localização da CME
Quanto à localização da CME na arquitetura hospitalar, o ideal é que esta encontre-se próxima aos centros fornecedores (almoxarifado e lavanderia), entretanto, primando pela boa comunicação e bom transito com os centro recebedores