Trabalho De Climatologia
CLIMATOLOGIA
Introducão
Geada é
a formação de uma camada de cristais de gelo na superfície ou na folhagem exposta devido à queda de temperatura. A principal causa da formação de geada é a advencão de massa de ar polar.
A geada é produzida quando a superfície terrestre perde muita energia para o espaço devido à ausência de nuvens; devido a isso a camada da atmosfera que está em contato com a superfície e possui alguma umidade, condensa sobre o solo com o gradual arrefecimento ou diminuição da temperatura (ver "
Ponto de orvalho") e congela quando a temperatura desce abaixo dos 0°C
Entre os vários fenômenos atmosféricos que ocorrem no Brasil, a geada é um dos que causam muitos prejuízos, principalmente com relação à agricultura e à economia do país. Muitas vezes, o impacto social e econômico pelos danos das geadas é significativo, uma vez que envolve fatores tais como a produção e o preço de alimentos.
Durante os meses de inverno no
Hemisfério Sul (HS), observa-se sobre a
Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do
Brasil, a ocorrência de temperaturas baixas, que favorecem a formação de geadas. Esse fenômeno caracteriza-se pela ocorrência de temperaturas do ar abaixo de 0oC, com a formação de gelo nas superfícies expostas.
Sua intensidade varia e pode ser forte quando resulta da associação de dois fenômenos: a incursão de massa de ar polar sobre o continente, seguida de perda noturna de energia pela superfície devido à emissão de radiação infravermelha para o espaço
Definicao
A literatura define dois tipos de geadas: as advectivas e as geadas por radiação. A primeira ocorre a partir da entrada da massa de ar frio, podendo também ser chamada de geadas de vento. A segunda, por sua vez, ocorre quando há a permanência de altas pressões sobre a região, as quais favorecem a perda de radiação infravermelha para o espaço.
O fenômeno de geadas nas Regiões Sul e
Sudeste do Brasil é um assunto de muito interesse para meteorologistas