Trabalho de clc 6
Ruralidade e Urbanidade
Introdução
Devido ao êxodo das populações das regiões do interior de Portugal (sobretudo do meio rural), para o litoral, em busca de melhores ou diferentes condições de vida, as regiões sentiram necessidade de procurar novos pólos de atracão para a sua sustentabilidade e dinamismo, o turismo rural tem sido uma das melhores formas para o fazer, assim irei dar um exemplo desse sucesso.
Vila de Avô
Vila de Avô situada na zona centro do País (Beira Baixa) e encastrada na serra do Açor é sem duvida uma das vilas mais bonitas do nosso país. Rica no seu passado histórico desde os Romanos que aqui procuravam minérios de chumbo e ouro, tendo estes sido, provavelmente, os fundadores do Castelo, hoje em ruínas. Avó foi também povoada pelos Mouros, e reconquistada pelo primeiro rei Português, D. Afonso Henriques, que mandou reedificar o Castelo. O mesmo que mais tarde doou a povoação a sua filha D. Urraca Afonso e assim foi-lhe atribuído o seu 1º foral. A sua importância estratégica para a defesa do condado Portucalense que perdurou durante vários séculos.
Mas foi já no decorrer do reinado de Dom Manuel I que esta vila viu a sua importância ser novamente realçada com atribuição de um segundo foral, isto no ano de 1514.
(As Ruínas do Castelo de Avô)
Mas na sua longa história um homem merece real destaque, de seu nome “Brás Garcia de Mascarenhas (1596 - 1656). Humanista, poeta, aventureiro, capitão de infantaria, célebre governador da Praça de Alfaiates na época da Restauração e autor do canto poético "Viriato Trágico" publicado postumamente em 1699 e considerado como o melhor poema épico do século XVII. Crê-se que os seus restos mortais repousam num túmulo no centro da Igreja Matriz desta vila”.
Vila esta que banhada por uma ribeira (Ribeira de Pomares) e um rio