trabalho de citologia
R: A substância cinzenta e assim denominada porque mostra essa coloração quando observada microscopicamente, é constituída principalmente por corpos celulares dos neurônios e células da glia, contendo também prolongamentos de neurônios.
2. Caracterize a constituição histológica da substância branca da medula espinhal.
R: A substância branca não contém corpos celulares de neurônios, sendo constituídas por prolongamentos de neurônios e células da glia. Seu nome origina-se da presença de grande quantidade de um material esbranquiçado denominado mielina que envolve certos prolongamentos dos neurônios (axônios).
3. Explique: a função da bainha de mielina.
R: A bainha de mielina é uma estrutura que envolve os axônios facilitando e acelerando a propagação do estimulo elétrico. A esfingomieliana atua como isolante aumentando a resistência ao fluxo iônico através da membrana do axônio em cerca de 5.000 vezes .Nos nodos de ranvier a membrana é 500 vezes mais permeável aos íons. Produz-se a condução saltatoria resultando em aumento da velocidade de propagação do potencial de ação e econômica de energia para a célula, pois somente os nodos despolarizam.
4. Com relação às fibras nervosas mielínicas, determine:
a) Localização: Sistema nervoso periférico.
(b) Característica morfológicas: São axônios em grande calibre,indicando que há um grande numero de voltas de bainha de mielina, a membrana plasmática da célula de shwann se enrola em volta do axônio, essa membrana enrolada se funde dando a hialina,um composto lipoproteico branco que é parcialmente removidos pelas técnicas histológicas. 5. Com relação às fibras nervosas amielinicas determine.
a) Localização: Sistema nervoso central e periférico.
b) Característica morfológica: São axônios de pequeno diâmetro que são envolvidos somente por uma única dobra de mielina, são envolvidas por células de shwann envolve varias fibras