Trabalho de ciencias
A empresária Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza e vice-presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), à convite do Estadão PME, usou de toda sua experiência no universo dos negócios para responder dez perguntas de internautas sobre questões que fazem parte da rotina de empresários de micro, pequenas e médias empresas.
Como captar os anseios individuais dos membros de uma equipe de forma que suas aspirações se convertam em uma única meta?
Leandro Pereira Martins, Cachoeiro de Itapemirim/ES
Área de atuação: consultoria e produção
Luiza Trajano: Leandro, é realmente fundamental ter uma equipe com a mesma meta. É preciso ouvir os colaboradores em todos os níveis, dividir com eles os planejamentos e metas e ouvir suas sugestões e anseios através de todos os canais disponíveis. Em nossa empresa temos várias formas de fazer com que nossos colaboradores possam se expressar, demonstrar seus sentimentos e manifestar sua opinião. Tenho um canal de comunicação direto com as lojas (Disque-Presidência), fazemos café da manhã com a presença de lideranças, pesquisa de clima, reunião matinal e fazemos perguntas para contribuir com o planejamento da empresa:
- O que a empresa faz e não deveria fazer?
- O que a empresa faz e deveria continuar fazendo?
- O que a empresa não faz e deveria fazer?
Qual é a combinação fundamental para uma pequena empresa saltar para o estágio de médio porte?
Melissa de Carvalho Sone Tamaciro, Campo Grande/MS
Área de atuação: sócia proprietária da Arena Models e da Prappas Imagens
Luiza Trajano: Melissa, costumo dizer em minhas palestras que é mais fácil abrir uma empresa do que mudá-la de ciclo, mas essa mudança é fundamental e é muito importante realizá-la no momento certo. Não existe fórmula mágica ou única para essa mudança, o importante é que você esteja muito atenta, e nesse caso acredite muito na sua intuição, para que essa mudança