Fichamento
Departamento de História
HIS 1903 - TUTORIA II
Profa. Giselle Marques Camara
Aluno (a): Heloísa de Souza Vitorino
2011.1
FICHAMENTO
LUGAR DE FALA:
DUBY, Geoges. A História continua. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/ UFRJ, 1993.
Professor de Geografia e História, formado em Besançon, formado em Letras em Lion, especialista em História Medieval, professor titular de História da Idade Média e Letras da Faculdade de Aix-en-Provence, professor titular de História das Sociedades Medievais do College d’France, membro da Academia Francesa. Segunda geração da Escola dos Annales, membro da Academie des Inscriptions et Belles-Lettres, do Conseil National des Langues et Cultures Regionales, e do Conseil Superieur de la Langue Française. Morto em 1996.
RESUMO:
Georges Duby escreve sua história, fazendo balanço de sua experiência e ao mesmo tempo de toda uma geração de historiadores. Durante o caminho, o autor nos mostra o quanto o ofício do historiador pode ser um delicado enlace de uma obstinada paixão pelo passado, e uma imensa vontade de viver o presente.
De forma única, Duby traça a evolução da pesquisa histórica francesa, que sofrera uma grande transformação com o surgimento da Escola dos Annales, que deixa de, somente estudar os grandes acontecimentos, privilegiando a vida privada e as relações humanas.
“ Pois é do que falarei agora, sobriamente, familiarmente. Falarei, melhor dizendo, do nosso ofício, pois vamos todos pelo mesmo caminho, nós, os historiadores, em companhia dos especialistas de outras ciências humanas.”(pp7)
O autor ao iniciar a sua obra, faz-nos perceber uma de suas maiores características, a interdisciplinaridade. Ou seja, a arte de trabalhar juntamente com as