TRABALHO DE CIENCIAS
TEMA: ECOSSISTEMAS DO MUNDO
ALUNOS: GABRIEL MAKOTO E RAYANNE MACIEL
TURMA: 704
PROFESSOR: BRUNO
A palavra ecossistema é de origem grega e significa um conjunto de espécies que integram a mesma região, em que elementos bióticos (efeitos causados pelos seres vivos de um ecossistema, em que uma espécie dá condição para a outra sobreviver) e abióticos (influências que os seres vivos podem receber do ecossistema, como luz e temperatura) interagem entre si.
Ele pode ser classificado de duas maneiras: ecossistema terrestre, como florestas, desertos, tundras, savanas e pradarias, e ecossistema aquático, como oceanos, represas, lagos, rios e mares.
Os principais ecossistemas do planeta são:
Tundra
Planície pantanosa que compreende a região sul do Ártico, mais precisamente no Polo Norte. A região possui pouca diversidade de espécies e é caracterizada pela presença de plantas anãs, pelo solo coberto por musgos e líquens. A tundra também é habitada por ursos polares, lemingues e lobos árticos.
© Depositphotos.com / llowthianTundra.
Taiga, Floresta de Coníferas ou Floresta Boreal
Com pouca interferência humana, esse ecossistema compreende a Sibéria, o norte da Rússia e região sul do Canadá. Por conta da temperatura média entre 0°C e 5°C, a taiga é habitada principalmente pelo lobo, raposa, urso-pardo, rena e o alce.
© Depositphotos.com / EmbosserTaiga, Sibéria.
Florestas tropicais
Esse ecossistema está localizado na zona equatorial entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio e abrigam uma das maiores biodiversidades do mundo. Com temperaturas predominantemente por volta dos 20°C, possui umidade elevada. No Brasil, esse ecossistema é formado pelo cerrado, caatinga, matas ciliares, mata atlântica e floresta amazônica.
Florestas temperadas
Localizadas na América do Norte, Ásia oriental, Europa ocidental, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, têm o ecossistema composto por plantas arbustivas, musgos e líquens. Os animais mais comuns nessas