Trabalho de Ciencias
As Etapas de desenvolvimento do ser
Humano
Todos os seres vivos passam por duas etapas da vida: o nascimento, que é quando ela começa; e a morte, que é quando ela se encerra. O período entre o nascimento e a morte varia bastante, de acordo com a espécie e diversos outros fatores, como a qualidade de vida.
Os camundongos, por exemplo, costumam viver não mais que quatro anos. Os gorilas geralmente não ultrapassam os 40; e os seres humanos, os 120 anos.
Costumamos considerar que a vida humana está dividida em fases. A forma de divisão varia bastante, mas, geralmente, ela é feita assim:
-
Infância
- Adolescência
- Fase adulta
- Velhice
Infância: os caracteres sexuais primários Só conseguimos conhecer o sexo dos bebés através dos seus órgãos sexuais
(ou órgãos genitais).
Para além destes, não há mais diferenças.
Aos órgãos sexuais chamamos caractere s sexuais primários.
Os caracteres sexuais primários acompanham-nos desde o nascimento, daí o termo Primários.
Na infância, com excepção dos órgãos genitais (caracteres sexuais primários), o corpo das adolescentes continua muito semelhante ao dos rapazes. Contudo, a partir de uma certa idade, começa a verificar-se uma série de transformações que vão progressivamente acentuando as diferenças entre os géneros
(masculino e feminino). Estas são as alterações necessárias para se adquirir a capacidade reprodutiva (de ter filhos).
Adolescência e puberdade: os caracteres sexuais secundários
A esta fase da vida em que se iniciam as alterações no corpo de rapazes e moças chamamos puberdade (acontece, em média, entre os 8 e os 14 anos nas moças e entre os 9 e os 15 anos nos rapazes). A puberdade está normalmente associada a uma fase de crescimento acentuado.
Na puberdade surgem os caracteres sexuais secundários (vêm a seguir aos primários). Os caracteres sexuais secundários são modificações do corpo que ocorrem devido ao funcionamento do sistema reprodutor e que
permitem