trabalho de ciencias
A metodologia desenvolvida privilegia métodos e atividades pedagógicas fundamentados em teorias sociológicas e psicopedagógicas do trabalho com grupos e da construção do conhecimento.
O Programa de Capacitação de Dirigentes e Assessores Sindicais é um curso de 300 horas, divididas em três módulos, em regime de imersão. Realizado pela primeira vez em meados dos anos 1990, em convênio do DIEESE com o governo federal, o PCDA agora é parte da grade estrutural de cursos de extensão oferecidos pela Escola DIEESE.
Desde o início dos anos 1990, mais de 2 mil pessoas participaram do PCDA.
Banner do lado na home
REDE DE ESTUDIOSOS DO TRABALHO
Com a Rede, a proposta da Escola é agregar pesquisadores interessados neste tema. Atualmente já existem parcerias definidas com diversas instituições, mas a Escola busca ainda ampliar cada vez mais o número de organizações envolvidas no projeto.
A Revista Ciências do Trabalho é a primeira publicação da Escola DIEESE. De caráter híbrido, traz as demandas da comunidade acadêmica e, ao mesmo tempo, outros textos que repercutem tanto nas pesquisas realizadas no DIEESE como no direcionamento dos debates da Escola.
1. DESFLORESTAÇÃO
2. O que é a desflorestação? O processo de desflorestação consiste na remoção, em larga escala, de grandes porções de floresta, anterior à sua substituição por outras utilizações do solo. Isto é, podemos também descreve-lo como o abate de árvores com vista a utilizar o solo por elas ocupado para outros fins, económicamente mais rentáveis do que ter um conjunto de seres vivos que controlam os ciclos de água do solo e a reciclagem do ar. Devido a esta forma materialista de pensar que a desflorestação foi durante muito anos vista como a impulsionadora do desenvolvimento económico de um país.
3. As Principais Causas da Desflorestação: Em países em vias de desenvolvimento a principal causa da desflorestação é a sobrexploração das matérias primas da floresta, particularmente, a