Trabalho de Ciencias
Bougainvillea é um gênero botânico da família Nyctaginaceae, de espécies geralmente designadas como buganvílias. Nativas da América do Sul, essas angiospermas recebem vários nomes populares como "Primavera", "Três Marias" e "Flor-de-papel". . O maior exemplar conhecido de Bougainvillea do mundo está localizado á beira do lago Guanabara no Município de Lambari no Sul de Minas Gerais ; de tão grande virou árvore frondosa de 18 metros de altura. As Bougainvilleas podem florescer várias vezes ao ano, exceto em épocas muito chuvosas, e com limitações nos períodos frios (dependendo da espécie).
Especies
Bougainvillea buttiana
Bougainvillea glabra
Bougainvillea peruviana
Bougainvillea spectabilis
Origem do nome da planta
Filho de um tabelião, Louis Antoine de Bougainville (1729 - 1811) ingressou muito jovem na faculdade de Direito, mas logo abandonou a profissão e tornou-se matemático. Aos 25 anos de idade publicou seu primeiro livro: um tratado de cálculo diferencial e integral.Em 1753 foi para o exército e se descatou por vencer diversas batalhas. Dois anos mais tarde, foi enviado a Londres como Secretário da Embaixada Francesa, e lá foi eleito membro da Royal Society. Em 1756 seguiu para o Canadá como capitão de dragões e ajudante-de-campo do Marquês de Montcalm, onde se distinguiu e recebeu o título de coronel.
Entre 1766 e 1769, Bougainville comandou uma expedição ao redor do mundo, acompanhado de cientistas. Dentre eles estava o naturalista Philibert Commerson, que ao chegar ao Rio de Janeiro descobriu uma planta admirável, com grandes inflorescências de um magnífico violeta.
Encantado com essa planta, Bougainville coletou alguns exemplares, levou-os para a Europa e os presenteou ao Rei Luís XIV. Foi assim que ela se tornou conhecida e passou a ser cultivada em todo o mundo.
Uma amostra de tais exemplares está exposta no Museu de Paris, e é a primeira referência formal a essa espécie brasileira.
Para homenagear