Didática de artigo científico
De modo geral os artigos são divididos em cinco partes: introdução, referencial teórico, metodologia, resultados e conclusão. Essas partes podem ter esses nomes ou podemos usar outros mais criativos, contando que contemplem sua essência, conforme descrição abaixo.
Título do artigo
Nome do autor
E-mail do autor
RESUMO
Uma visão geral do tema estudado (duas ou três linhas), objetivo, metodologia utilizada (somente citar qual a metodologia: qualitativa ou quantitativa, método de coleta e de análise) e resultado encontrado.
1) Introdução
Deve incluir, nessa ordem:
a) Visão geral do tema a ser abordado
b) Justificativa. Colocar a importância de se estudar/pesquisar o tema tratado. Deve abordar dois aspectos: justificativa teórica, o que o tema vai agregar para a literatura da área; e justificativa prática, o que vai agregar para as organizações estudadas.
c) Pode-se fechar a introdução com uma pergunta que é a pergunta de pesquisa e depois colocar os objetivos do artigo. Em se tratando de artigo não se usam muitos objetivos específicos, no geral usamos somente um ou dois, no máximo.
2) Marco teórico, referencial teórico, desenvolvimento
Nessa seção deve-se aprofundar o tema abordado. Podemos usar subseções.
3) Metodologia
A metodologia não deve ser uma discrição longa e aprofundada de teoria metodológica, mas detalhar como o estudo foi realizado.
a) Iniciar com a abordagem usada: qualitativa, quantitativa ou ambas.
b) Limitações do estudo.
c) Como os dados foram coletados: questionários, entrevistas etc.
d) Como os dados foram analisados, que abordagem foram utilizadas na análise. Se qualitativa (análise de conteúdo, análise do discurso etc.). Se quantitativa (estatística descritiva, testes utilizados etc.).
e) Visão geral da empresa estudada (não precisa citar nome, mas falar sobre o setor).
4) Resultados
Deve conter os resultados e a discussão desses resultados (que pode ser ao longo do texto quando os