Trabalho De Capital De Giro
Neste trabalho vamos falar sobre a importância do capital de giro, sua grande importância nas empresas, seus objetivos, vamos falar também sobre gestão financeira de estoques, gestão de recebíveis e gestão de tesouraria veremos também como essa gestão surgiu, e porque ela se encaixa hoje nas empresas em relação a estoques e recebiveis, e qual a sua importância.
Etapa 1
A Importância do Capital de Giro
O Capital de Giro é um dos investimentos mais importantes em uma empresa, e mesmo assim muita das vezes é subestimado.
Quanto uma empresa inicia as suas atividades, ela recebe dois tipos de investimento, um é considerado como investimento fixo, como compra de maquinas, móveis, prédios, ferramentas, etc, para investir em itens do ativo imobilizado.
Outra parte dos investimentos é composto por uma reserva de recursos financeiros para serem usados conforme as necessidades financeiras da empresa ao longo Tempo.
Esses recursos ficam em estoques, nas contas a receber, no caixa ou na conta bancaria da empresa.
O capital de giro da empresa significa avaliar o momento atual, as faltas e sobras de recursos financeiros, e os reflexos serados por decisões tomadas na empresa em relações a compra, venda e administração do caixa.
O capital de giro torna-se importante para equilibrar os gastos/perda da empresa, ele é um montante de recursos necessário para que a empresa possa desempenhar suas atividades no dia-a-dia, ou seja “Girar”. A quantidade exigida para o Capital de Giro dependerá de diversos fatores, como o tamanho da empresa, o setor em que atua, a sazonalidade do negócio, etc.
Contabilmente podemos dizer que Capital de Giro é a diferença entre o ATIVO CIRCULANTE e o PASSIVO CIRCULANTE. Ou seja, é a diferença entre as receitas de curto prazo, dinheiro em caixa, aplicação financeira de curto prazo, recebimento de vendas a prazo, e dividas de curto prazo, pagamento á fornecedores, salários a pagar, etc. Dizemos que o Capital de Giro é a