Trabalho de campo e Metodos qualitativos e quantitativos
Como explicar as diferenças do método de pesquisa quantitativos dos qualitativos? Bom, na sociologia como atividade de pesquisa comporta um grande número de métodos, ferramentas e técnico. Procedimentos verdadeiramente científicos, pesquisa de campos etc. Eles procuram buscar a fundo tais fatos. Daí o modo de pesquisa quantitativo. Já no qualitativos estritos, há uma grande diferença, eles desprezam todo e qualquer tipo de ferramenta estatística, pois consideram na sociologia uma ciência irradicalmente distinta de outras formas de conhecimento, por sua natureza discursiva ou hermenêutica.
A pesquisa qualitativa se da como uma forma de estudar os objetos de pesquisa direcionados mais para o lado interpretativo e livre de adequações ao método científico. É uma pesquisa mais participativa, trabalha com descrições e comparações. Diferente da pesquisa quantitativa que é um estudo estatístico que se destina a descrever nas características de uma determinada situação, medindo hipóteses levantadas a respeito de um problema de pesquisa. Enquanto no modo quantitativo se testa na teoria, no modo qualitativo se desenvolve a mesma.
2º) Explique a importância do trabalho de campo para a sociologia Como em qualquer técnica de trabalho o instrumento para recolher dados (quer se trate do questionário ou de uma entrevista etc.) tem a função da procura do sentindo. No trabalho de campo devemos nos dirigir a um objeto para tirar conclusões. Lembrando que o indivíduo deverá freqüentá-lo mais de uma vez para fazer as finalizações necessárias. Nesse trabalho é necessário ter um olhar crítico e diferente da realidade. É necessário que o pesquisador evite avaliações de modo moral baseados na sua própria opinião, o que ele acha errado porque a sociedade rotula como tal. Isso pode acabar atrapalhando no sentido do trabalho. Por exemplo: o fato que as mulheres muçulmanas cobrem