Trabalho de biquimica
Os açúcares são a principal fonte de energia química para os seres vivos. Como sabemos, há três classes gerais de açúcares: – monossacarídeos – açúcar - ( compostos formados de três a sete átomos de carbono por molécula, sendo: trioses ( 3 átomos de carbono por molécula ), tetroses ( 4 átomos de carbono por molécula ), pentoses ( 5 átomos de carbono por molécula ), hexoses ( 6 átomos de carbono por molécula ) e heptoses ( 7 átomos de carbono por molécula ). – dissacarídeos – 2 açúcares – são resultantes da condensação de duas ou mais moléculas de monossacarídeos com eliminação de água. Os mais comuns são: sacarose, maltose e a lactose. – polissacarídeos – muitos açúcares glicogênio e o amido.
Os carboidratos reagem com o oxigênio e produzem dióxido de carbono e água, segundo a reação geral:
n ( CH2O ) + n O2 ( n CO2 + n H2O. carboidrato
Essa reação libera energia. A energia pode ser liberada por queima, na forma de calor. A queima da glicose produz gás carbônico, água. Em uma célula viva, somente pequena parte da energia é convertida em calor, sendo grande parte transferida a uma forma de energia na qual permite à célula realizar trabalho (metabolismo ). Quando há excesso de carboidratos em relação ao consumo do mesmo na produção de energia, os carboidratos são armazenados temporariamente como glicogênio. Se a necessidade de energia do corpo não é atendida, o glicogênio e, depois, a gordura são quebradas para atender. Quando um composto, como a glicose, é quebrado nos sistemas vivos, parte da energia é armazenada na forma de trifosfato de adenosina ( ATP ). Moléculas de ATP estão presentes em todas as células vivas e participam de quase todas as séries de reações bioquímicas.
Resumindo:
Os açúcares servem como fonte primária de energia química para os sistemas vivos. Os mais simples são os monossacarideos, como a glicose e a