Ad1 - hpa
PERÍODO – 2013/1º
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
PLINIO MARCUS DUTRA PINHEIRO
MATRÍCULA 12215060205
Questão 01:
Kaisen: Significado: mudança para melhor, desde a vida pessoal até o trabalho. Na década de 50, os japoneses retomaram as ideais de administração de Taylor para revigorar sua indústria e criaram o conceito de Kaizen, que significa melhoria contínua. Essa prática visa o benefício da empresa e de seu funcionário, com o pressuposto de que o tempo é um bom identificador de competitividade, além de reconhecer e eliminar os desperdícios existentes na empresa.
Para o Kaizen, é sempre necessário melhorar, todos os dias buscando alguma melhoria para ser implantada, seja na empresa ou no indivíduo. O Sistema de produção da Toyota é conhecido pela sua aplicação Kaizen, pois se trabalha e vive-se de forma mais equilibrada e satisfatória possível, se ao menos três quesitos forem atendidos: estabilidade financeira e emocional ao empregado, clima organizacional agradável e ambiente simples e funcional.
Nenko: Conceito japonês que promove o empregado que está próximo da aposentadoria. A vantagem desse sistema é que permite os empregados mais antigos a alcançar maiores salários antes da aposentadoria, além de trazer mais experiência para o ambiente da empresa.
A desvantagem é que não permite que novos talentos apareçam e combinem com a experiência, e os de capacidades especializadas consigam ser promovidos em uma estrutura já ocupada. Também não garante e nem tenta colocar a pessoa certa no trabalho certo. Apesar da estrutura conservadora, no sistema Nenko também existe uma avaliação sobre a conquista de cada funcionário, refletindo assim em ganhos salariais. No longo prazo, espera-se que o indivíduo mais capacitado e talentoso tenha maiores chances de ter sucesso, mostrando que não apenas a antiguidade é considerada.
O sistema de salário baseado na antiguidade também pode ser visto no governo japonês. As cadeiras