AD1 - HPA
1. Trabalho parcelado;
R: Trabalho parcelado é a divisão do trabalho industrial. O trabalho era dividido em diferentes tarefas atribuídas a diferentes trabalhadores, acontecia a contratação de operários para realizar apenas tarefas específicas, e não o conjunto de tarefas, pois assim além de permitir uma produção maior, era mais barato para o capitalista, que diminuía o salário dos trabalhadores, pois nenhum seria especialista.
2. Customização em massa;
R: Customização em massa é produzir e entregar produtos de alta qualidade e baixo custo, feitos sob medida para atender às necessidades e expectativas dos clientes. O foco da customização em massa está no cliente e no mercado, a produção é direcionada para as necessidades, gostos e preferências do cliente, fornecendo variedades e padronização através de um processo de produção flexível e receptivo.
3. Ciência do trabalho taylorista;
R: Taylor aplicou a ciência à Administração, passando a Administração a ser a ciência do trabalho. Esta ciência ocupava-se de diversos processos metodológicos como: a criação de normas e métodos de racionalização, de padrões ótimos de produção, da separação do trabalho intelectual do trabalho manual, da separação entre planejamento e execução, da busca da eficiência e outros. Taylor analisou o trabalho nos mínimos detalhes, dividiu-o em tarefas e estabeleceu os movimentos e seus respectivos tempos para cada tarefa. Sua principal crença era o THE BEST WAY, a maneira certa de fazer a tarefa. Para Taylor a melhor forma de descobrir como realizar uma tarefa era analisando-a nos mínimos detalhes, dividindo-a em seus movimentos básicos e definindo o tempo mínimo de cada movimento. Treinando cada operário no movimento de tempo mínimo o THE BEST WAY seria alcançado. Esse enfoque de Taylor deu origem “enfoque mecanicista do ser humano“, a visão da organização como uma máquina, que pode e deve seguir um projeto definido, com essa concepção cada funcionário