trabalho de biologia
Gonorréia: Também conhecida como blenorragia, a gonorréia é uma doença causada pela bactéria Neisseria gonorrheae, que provoca ardor ao urinar e secreções com odor desagradável na uretra ou na vagina. O período de incubação, ou seja, entre a contaminação (durante a relação sexual) e a manifestação dos sintomas é curto, cerca de 2 a 10 dias.
Sífilis: Também chamada de cancro duro ou lues, trata-se de uma DST causada pela bactéria Treponema pallidum. No homem e na mulher, 20 a 30 dias após o contato sexual, surge uma pequena ferida (úlcera) em um dos órgãos genitais (pênis, vagina, colo do útero, reto).
Vaginose bacteriana: Consiste em uma síndrome clínica causada pelo desequilíbrio da flora vaginal, sendo a principal responsável pelo corrimento vaginal. Não se sabe ao certo ainda a causa, mas é conhecido que há redução da população de lactobacillus e o crescimento exagerado de bactérias anaeróbicas, como a Gardnerella vaginalis e o Mycoplasma hominis.
Donovanose: Também chamada de granuloma inguinale, consiste em uma DST que tem como agente etiológico a bactéria Klebsiella granulomatis.
Cancro mole: Também conhecido como úlcera mole venérea ou cancroide. É causado pela bactéria Haemophilus ducrey. Nesse caso, surgem várias feridas nos genitais (que são doloridas) e na virilha. A secreção dessas feridas pode contaminar diretamente, sem ter relações sexuais, outras pessoas e outras partes do corpo.
Doença Inflamatória Pélvica (DIP): A doença inflamatória pélvica (DIP) pode ser causada por várias bactérias que atingem os órgãos sexuais internos da mulher, como útero, trompas e ovários, causando inflamações. Essa infecção pode ocorrer por meio de contato com as bactérias após a relação sexual desprotegida. A maioria dos casos...
Linfogranuloma venéreo: O linfogranuloma venéreo é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Chlamydia trachomatis.