Trabalho de Biologia
Colégio CEME
Alunos: Matheus, Valter, Thiago, Eliel e Vitor
Prof.ª: Natacha Gama
Data: 14/05/2015
Crustáceos
Os crustáceos são componentes da classe Crustácea que deriva do fato de muitas espécies que compõem esse grupo possuírem um exoesqueleto enriquecido com carbonato de cálcio, formando uma crosta. É o que ocorre nas lagostas, camarões, siris e caranguejos, os representantes mais conhecidos do grupo.
Além do exoesqueleto os crustáceos possuem apêndices articulados e corpo segmentado. Nos crustáceos a cabeça e o tórax estão fundidos em uma peça única, o cefalotórax; na cabeça, há dois pares de antenas e o abdômen apresenta apêndices articulados natatórios birremes (dois ramos presos a uma base). Na cabeça, estão presentes, além dos dois pares de antenas, dois olhos compostos, geralmente pedunculados, e, ao redor da boca, um par de mandíbulas e outros apêndices acessórios na obtenção do alimento.
Anatomia
Os crustáceos (do latim crusta = carapaça dura) têm um exoesqueleto de quitina e outras proteínas, ao qual se prendem os músculos. Para poderem crescer, estes animais têm de se desfazer do exoesqueleto "apertado" e formar um novo., a muda ou ecdise. Esse exoesqueleto é também apropriado para que esses animais não s
Os crustáceos têm, geralmente, o corpo segmentado como os anelídeos, com um par de apêndices em cada segmento. O corpo é geralmente dividido em cefalotórax (cabeça e tórax fundidos) e abdómen. A fusão de segmentos é comum e, em certos grupos de crustáceos, a cabeça e o tórax encontram-se fundidos no que geralmente se chama o cefalotórax que é a região recoberta pela carapaça (espessamento sobre o exoesqueleto).e desidratem quando estão expostos ao sol.
Alimentação
Existe uma grande variedade de hábitos alimentares nos crustáceos, podendo ser filtradores de matéria orgânica em suspensão, carnívoros, herbívoros, saprófagos. Comumente, determinados apêndices torácicos, adaptaram-se para a coleta de alimento,