TRABALHO DE BIOLOGIA
Hepatite é uma inflamação do fígado. Esta inflamação pode ser causada por vários agentes, como drogas, álcool e, mais frequentemente, por vírus. As hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A (HAV), B (HBV) e C (HCV), causadores da Hepatite A, Hepatite B e Hepatite C, respectivamente.
Como se transmite?
De acordo com a forma de transmissão da hepatite, os vírus são divididos em grupos. Aqueles que são transmitidos por via fecal-oral – vírus HAV e HEV, e em outro grupo encontram-se aqueles transmitidos pelo sangue, contato sexual e fluídos corporais – vírus HBV, HCV e HDV.
CURIOSIDADES:
As hepatites têm tratamento e grande chance de cura.
O tratamento é um pouco duro, mas é tolerável e cura cerca de 50% das pessoas infectadas.
Quais são os sintomas?
A Hepatite pode surgir rapidamente sendo classificada como hepatite aguda ou lenta e menos sintomática, hepatite crônica.
Sintomas gerais geralmente mais associados as formas agudas, são cansaço, perda do apetite, náuseas, dor e desconforto abdominal, urina escura e fezes claras, icterícia (olhos e peles amarelados).
Como prevenir?
Em relação à Hepatite A, a melhor prevenção é lavar sempre as mãos após utilizar o banheiro, após a troca de fraldas e antes de se alimentar. Já a melhor forma de prevenção das Hepatites B e C consiste em não compartilhar seringas, descartar seringas usadas em recipientes rígidos (evitando assim acidentes na manipulação do lixo) e utilizar preservativos em todas as relações sexuais.