Trabalho De Biologia
São necessários 44 nutrientes conhecidos para a formação e bom funcionamento do nosso organismo: vitaminas, minerais, ácidos graxos, aminoácidos, carboidratos, fibras e água.
Esses nutrientes exercem funções definidas e intransferíveis e, em geral, agem em conjunto. Portanto, a carência de qualquer um deles, mesmo aqueles necessários em quantidades mínimas, pode causar uma alteração no equilíbrio geral do organismo. Tais alterações podem causar baixa imunidade, excesso de peso, alterações de sono, problemas gastrointestinais e até mesmo reprodutivos.
Por isso é tão importante uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes e verduras, grãos e cereais integrais, para garantir ao organismo um bom aporte de vitaminas, minerais e fibras.
NOVA PIRÂMIDE ALIMENTAR (WALTER C. WILLETT)
A pirâmide alimentar é uma representação de como deve ser o consumo alimentar, tendo como base cereais integrais (arroz, massas, pães) e gorduras boas (azeite, óleo de milho, soja, amendoim, girassol). Estes alimentos devem estar presentes na maioria das refeições com moderação, seguido das frutas e verduras, que devem ser consumidas ao menos duas vezes ao dia. Devem fazer parte de nossa rotina, também, os legumes, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha) e oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes), que devem ser consumidos ao menos uma vez ao dia, acompanhado das proteínas de fonte animal (carnes, ovos, leites e derivados). Por último vamos falar dos doces, refrigerantes e cereais refinados (farinha branca, arroz polido, etc.), que devem ser consumidos esporadicamente com moderação.
Esta pirâmide mostra também a importância do consumo de água e da prática de atividade física.
A nutrição humana é uma ciência que se ocupa do estudo dos processos relacionados à obtenção de nutrientes pelos seres humanos através da alimentação.
O corpo humano (e o dos seres vivos em geral) é formado essencialmente por moléculas em que os elementos principais