Trabalho De Biologia
Filo Arthropoda
Classe Crustacea
O que são crustáceos? São animais invertebrados bastante numerosos e
inclui cerca de 50.000 espécies descritas. A maioria dos crustáceos são marinhos, como as lagostas, camarões, cracas, siris e os caranguejos. Existem outros, como o tatu bolinha é um exemplo de um crustáceo terrestre, e a pulga-d'água que habita na água doce.
Podemos encontrar crustáceos em praticamente todos os ambientes do mundo, desde as fossas abissais dos oceanos (as regiões mais profundas) até glaciares e lagoas temporárias dos desertos.
• O corpo é dividido em cefalotórax e abdome.
Possuem 5 pares de apêndices (patas), 2 pares de antenas na região cefálica, que é característica distintiva destes animais.
• Possuem um tronco segmentado e um telson na região terminal, portador de um ânus. Em muitos crustáceos o tórax está coberto por uma carapaça dorsal. Locomo ção: São animais nadadores, e a natação é promovida pelo movimento dos apêndices (patas).
Exemplo: Lagosta.
Algumas espécies são rastejadoras, pois possuem os apêndices pesados, que se adaptaram para rastejar e cavar.
Exemplo: Tatu bolinha.
Digestão:
O sistema digestivo é completo, formado pela boca, esôfago e estômago. Ele é completo, dividido em duas partes: a câmara cardíaca e a câmara pilórica; Intestino médio, intestino tubular e ânus.
A digestão é extracelular. O estômago é formado por uma câmara cardíaca e uma câmara pilórica. Há também glândula que auxilia na digestão, o hepatopâncreas, que lança enzimas no tubo digestivo.
Sistema reproduto
A maioria dos crustáceos é dióica, embora existam espécies hermafroditas como a craca. As gônadas (orgãos produtores dos gametas,) encontram-se na posição dorsal do tórax ou abdome e são estruturas alongadas, encontradas aos pares. O macho dispõe de vários apêndices modificados para segurar a fêmea. Em algumas espécies os espermatozóides são aflagelados e imóveis, e em outras são transmitidos por espermatóforos.
Cracas.