Trabalho de biologia
A diferença entre o sistema analógico e o digital está, basicamente, na forma como a informação é enviada do celular à torre. Nos dois sistemas, a voz é enviada por ondas de rádio, mas os telefones digitais convertem o que está sendo falado em uma série de números ou dígitos (combinação binária). Já no sistema analógico, a voz é enviada no mesmo formato em que as palavras foram faladas. E o que isso significa? No sistema digital a conversação é muito menos suscetível a ruídos e interferências do que no sistema analógico, o que torna praticamente impossível a escuta clandestina. Além disso, a tecnologia digital permite a oferta de serviços avançados, como identificador de chamadas e as mensagens de texto. Isso sem falar na economia de bateria, pois a transmissão do sinal no sistema digital requer menos potência do que no sistema analógico.
Na tecnologia analógica, uma onda é registrada ou usada em sua forma original. Então, por exemplo, em um gravador de fitas analógico, um sinal é capturado diretamente através do microfone e colocado em uma fita. A onda do microfone é uma onda analógica, então a onda na fita é analógica também. Esta onda pode ser lida, amplificada e enviada a um alto-falante para produzir o som.
Na tecnologia digital a onda analógica é usada por amostra em um intervalo, e então se transforma em números que são armazenados no dispositivo digital. Em um CD, o ritmo de amostras é de 44 mil por segundo, isto é, em um CD, existem 44 mil números armazenados por segundo da música. Para escutar a música, os números são transformados em uma onda de voltagem que se aproxima da onda original.
Efeito Doppler
O Efeito Doppler é uma característica observada nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador.
Ondas emitidas por objetos estáticos se propagam em todas as direções de maneira uniforme. Seu comprimento de onda é λ=2π/β, sendo β uma constante