trabalho de biologia
Darwin começa esse livro mostrando como as variações entre indivíduos estão presentes dentro das espécies, seja na natureza ou nas seleções que o homem faz com suas criações. Essas pequenas variações, quando acumuladas no decorrer do tempo podem fazer com que surjam "novidades" nessas espécies.
Uma característica nova que possibilite uma amplitude maior de habitats ocupados, ou que restrinja os indivíduos a regiões menores são características importantes que surgem e que são decisivas na luta pela sobrevivência. Quando fala desse assunto, o autor mostra que os seres vivos estão eternamente envolvidos numa luta pela vida. E cada "arma" que eles possam ter é essencial para sua vitória. Essas armas são essas características que eles desenvolvem, que vão permanecer ou não na espécie pela ação da seleção natural.
Na luta pela sobrevivência, apenas os mais aptos a suportarem as pressões do meio irão continuar vivos, passar suas características para a geração seguinte e garantir a sobrevivência de sua espécie. A partir desse princípio, Darwin mostra que todos os seres vivos passam por esse processo, as alterações vão surgindo na espécie e continuam ou não presentes se o indivíduo sobreviva; se essa alteração o tornar apto a determinada situação em determinado momento.
3- Diferencie a Lamarkismo do Darwinismo . Lamarck via a evolução como um processo direcional em que as espécies moviam-se para a maior complexidade, ou seja para a maior perfeição. É exatamente neste ponto que as ideia de Darwin e Lamarck começam mesmo a divergir.
A contradição entre Lamarck e Darwin encontra-se, de fato, nas duas primeiras leis da teoria lamarckista – ‘tendência para o aumento da complexidade’ e surgimento de órgãos em função de necessidades’. A grande revolução da teoria darwiniana foi entender a especiação como processo de conversão da variação entre indivíduos, dentro de uma população, em variação entre