ATPS
Estudos, reflexões e discussões sobre a teoria construtivista de Jean Piaget e do sociointeracionismo de Lev Vygotsky expandem-se cada vez mais no universo educacional brasileiro e mundial.
Embora nenhum desses teóricos tenha pretendido elaborar uma pedagogia propriamente dita, deixaram contribuições incalculáveis para a educação. As idéias e descobertas de ambos nos impulsionaram a buscar mudanças significativas e urgentes no fazer pedagógico das aulas em todas as modalidades e graus de ensino e, em especial, nas classes iniciais. Esses dois teóricos buscaram respostas às suas indagações na psicologia e acabaram elaborando teorias sobre o desenvolvimento intelectual.
A seguir são citados alguns teóricos da psicologia para a área da educação tais como: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev. S. Vigotski. Sigmund Freud
Sigmund Freud nasceu no dia 06 de maio de 1856 em Frei Berg ( hoje pribor ), que esta anexada a Tchecoslováquia e morreu em Londres aos 82 anos em 1938.
Sigmund Freud ficou conhecido no mundo todo, como o pai da psicanálise, ele revolucionou o campo cientifico com a conclusão de suas pesquisas, o entendimento do funcionamento biológico dos seres humanos ficou mais completo devido a não separação entre o corpo e a mente.
Freud relacionou o pensamento filosófico ao pensamento neurológico e somente ele levou para dentro dos círculos intelectuais a sexualidade em todos os seus sentidos e cogitou a influenciar que os instintos sexuais