Trabalho de Biologia
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino: AnimaliaFilo: ArthropodaSub-filo: CrustaceaClasse: MalacostracaOrdem: DecapodaSubordem: PleocyemataInfra-ordem: BrachyuraOs crustáceos são animais invertebrados e pertencem à classe dos artrópodes, desta classificação fazem parte os seres que possuem pernas articuladas, mas sem espinha dorsal. Também pertencem a esta categoria a craca (encontradas em ecossistemas litorâneos), o camarão, a lagosta e o caranguejo.
A maioria dos crustáceos habita no mar, mas há algumas espécies de caranguejos que são capazes de viver também no ambiente terrestre. O bicho-de-conta (também conhecido como tatuzinho), encontrado facilmente nos jardins domésticos, também faz parte desta classe.
O menor crustáceo que há na natureza é a pulga da água, cujo tamanho é tão reduzido que ela mal pode ser visualizada a olho nu. O maior deles é um caranguejo, encontrado no Japão, pois ele possui pernas muito grandes e estas possibilitam que ele se movimente em grande velocidade. Os crustáceos de menor tamanho servem de alimento para muitos peixes, principalmente quando ainda se encontra em sua forma larval; nesta fase são devorados em grandes quantidades por algumas espécies de baleias. Estas preferem alimentar-se de camarões que, por sua parte, também se alimentam de outros tipos de crustáceos. Desta forma, o equilíbrio da cadeia alimentar no ecossistema aquático é mantido.
A palavra crustáceo origina-se do latim, onde crusta significa carapaça dura.
A Carcinologia é o ramo da Zoologia que estuda os crustáceos.
Aparelho digestivo - é formado pela boca, esôfago, estômago dividido em duas partes: 1º- anterior denominada câmara cardíaca e a 2º- posterior chamada de câmara pilórica; Intestino médio, intestino tubular e ânus. Na câmara cardíaca existem dentes calcificados formando um moinho gástrico que ajuda na trituração dos alimentos.
Aparelho circulatório - formado por um coração dorsal curto e irregular de onde saem seis artérias que se