biologia
Em excesso essa vitamina é tóxica para o organismo. Pode causar ressecamento e descamação da pele, dores abdominais e nas articulações, crescimento interrompido, danos hepáticos, dores nos ossos, aumento do fígado e do baço, dores de cabeça e malformação de fetos. Alguns medicamentos para combater a acne são á base de ácido retinóico.
A Vitamina D tem importância, pois é produzida pelo próprio organismo, com o auxilio da luz solar e interage com hormônios que regulam a quantidade de cálcio no organismo e imprescindível para a produção de insulina e a manutenção do sistema imunológico. Ajuda e é de suma importância na absorção do cálcio, normalmente somos encontrados nós peixes gordos como o atum e o salmão.
Porém em excesso é a mais tóxica para o organismo, causando náuseas, vômitos, perda de apetite e depósito de cálcio em tecidos moles. O excesso de cálcio no sangue chama-se hipercalcemia e o depósito de cálcio nos vasos chama-se arterosclerose. Vitamina E é forte antioxidante, protegendo as células e os compostos da oxidação, contra radicais livres; previne o câncer e doenças cardiovasculares; protege o sistema reprodutor; previne catarata; reforça o sistema imunológico; melhora a ação da insulina, as fontes óleos (girassol, amendoim), sementes de girassol, amêndoas, amendoim, vegetais de folhas verde-escuras. O excesso de vitamina E não é tóxico para o organismo. Existem casos muito isolados de intoxicação por esta vitamina.
Vitamina K- A vitamina K atua no processo de coagulação sanguínea, produzindo protrombina. A falta desta vitamina causa sangramento e falta