Trabalho de Biologia- Campus Sulinos PowerPoint
Caracterização
Flora
Consequências das ações dos homens
Onde Ocorre
Fauna
Curiosidades
Caracterização
As florestas dos Campos Sulinos abrangem em sua maioria as florestas tropicais mesófilas, florestas subtropicais e os campos meridionais. As florestas subtropicais compreendem basicamente a
Floresta com Araucária, distribuindo-se sobre os planaltos oriundos de derrames basálticos, e caracterizando-se principalmente pela presença marcante do pinheiro-do-paraná (Araucariaangustifolia).
Flora
A vegetação predominante é de gramíneas, representadas pelos gêneros
Andropogon, Aristida, Paspalum, Panicum e Eragrotis, leguminosas e compostas. As árvores de maior porte são fornecedoras de madeira, tais como o louro-pardo, o cedro, a cabreúva, a grápia, entre outras espécies características como, a palmeiraanã (Diplothemium campestre). Os campos sulinos possuem uma diversidade de mais de 515 espécies.
Já os terrenos planos das planícies e planaltos gaúchos e as coxilhas, de relevo suave-ondulado, são colonizados por espécies pioneiras campestres que formam uma vegetação tipo savana abertas.
Consequências das ações dos homens
O principal problema ambiental dos Campos é o processo de desertificação. O uso de maquinário pesado para plantações de soja e arroz dificulta a penetração de água no solo. Além disso, a criação de gado sem grandes preocupações com a recuperação e a manutenção da vegetação intensifica ainda mais esse processo.
Onde Ocorre
No Brasil, os Campos são encontrados unicamente no Estado do Rio Grande do Sul, compondo cerca de 63% de seu território.
Fauna
Nos campos do sul já foram encontradas 102 espécies de mamíferos,
476 de aves e 50 de peixes.
É um dos ecossistemas mais ricos em relação à biodiversidade de espécies animais, contando com espécies endêmicas, raras, ameaçadas de extinção, espécies migratórias, cinegéticas e de interesse econômico dos campos sulinos. As principais espécies