Trabalho De Biologia Bot Nica
Marcos Aguiar
Nilson Araruna
Rafael Sant’Ana
Botânica e suas vertentes
Biologia
CAP – Colégio de Aplicação Unigranrio
Rio de Janeiro – 2015
Botânica
Botânica é o estudo científico da vida das plantas, fungos e algas. Como um campo da biologia, é também muitas vezes referenciado como a Ciência das Plantas ou Biologia Vegetal. A Botânica abrange uma miríade de disciplinas científicas que estudam crescimento, reprodução, metabolismo, desenvolvimento, doenças e evolução da vida das plantas.
O campo de estudo da botânica é muito lato, não apenas devido ao número de espécies vegetais existentes e à sua ampla distribuição, mas, sobretudo, devido aos diferentes aspetos através dos quais é possível realizar o estudo das plantas. Assim sendo, podem definir-se dois ramos principais na botânica, dentro dos quais existem ainda vários sub-ramos: a botânica pura e a botânica aplicada.
A botânica pura dedica-se à caracterização das espécies vegetais existentes, abrangendo áreas desde a citoquímica (estudo das reações químicas ocorrentes dentro das células) até à caracterização das relações existentes entre diferentes espécies em ecossistemas florestais (ecologia vegetal). Os principais sub-ramos da botânica pura são:
- Estudos descritivos e comparativos: morfologia vegetal (estudo da forma e estrutura); anatomia (estudo da estrutura dos órgãos); histologia (estudo da estrutura dos tecidos) e citologia (estudo das células, seus componentes e funcionamento).
- Estudos funcionais e evolutivos: fisiologia (estudo do funcionamento dos organismos vegetais); genética (estudo dos mecanismos de transmissão da informação hereditária); filogenia (estudo da evolução dos diferentes grupos vegetais); ontogenia (estudo da evolução de um dado organismo).
- Estudos classificativos: sistemática e taxonomia vegetal, que agrupa as diferentes espécies vegetais consoante o grau de proximidade que existe entre si, usando dados provenientes de diversas