trabalho de biolgia
05 SINTOMAS: A enfermidade se manifesta em três estágios diferentes: sífilis primária, secundária e terciária. E ELAS SÃO:
Sífilis primária – pequenas feridas nos órgãos genitais (cancro duro) que desaparecem espontaneamente e não deixam cicatrizes; gânglios aumentados e ínguas na região das virilhas;
Sífilis secundária – manchas vermelhas na pele, na mucosa da boca, nas palmas das mãos e plantas dos pés; febre; dor de cabeça; mal-estar; inapetência; linfonodos espalhados pelo corpo, manifestações que também podem regredir sem tratamento, embora a doença continue ativa no organismo; Sífilis terciária – comprometimento do sistema nervoso central, do sistema cardiovascular com inflamação da aorta, lesões na pele e nos ossos.
A sífilis congênita pode causar má formação do feto, aborto espontâneo e morte fetal
06 - TRATAMENTOS: O tratamento é feito com antibióticos, especialmente penicilina. Deve ser acompanhado com exames clínicos e laboratoriais para avaliar a evolução da doença e estendido aos parceiros sexuais.
07 ESTATÍSTICAS: Casos notificados no Brasil entre 1999 e 2003. MAPA 01
Estimativa do número de casos de sífilis em 2003. MAPA 02
----------------------------------------------\\---------------------------------------------------------
02 Treponemas Pallidum: é uma espiroqueta de transmissão essencialmente sexual ou materno-fetal, podendo produzir respectivamente, a forma adquirida ou congênita da doença.
03 TRANSMISSÕES: A sífilis é transmitida por meio das relações sexuais desprotegidas, das transfusões de sangue e da mãe para o filho