Trabalho de biof sica
O olho humano é muito importante devido ser um dos primeiros órgãos sensoriais que se diferenciam nos embriões dos vertebrados.
É um dos órgãos mais importantes para percepção de formação de imagem do homem com o mundo através dos seus espectros de radiação e luminosidade. E através desses sensores que fazemos a formação de imagem e distinguir as cores umas das outras, fazendo com seu mecanismo de funcionamento ative o sentido da visão que nos permite enxergar da forma que e processada ao cérebro.
CAPÍTULO 2- Histórico sobre a teoria da luz
Logo que começou a se pesquisar de como o olho conseguia enxergar as imagens (até o século XVI), pensava-se que o olho emitisse luz. No entanto, hoje se sabe que o olho é um receptor de luz.
Muitos estudiosos realizaram suas pesquisas para saber ao certo se os corpos emitiam ou apenas recebiam luz para serem vistos. Na escola de Pitágoras seus discípulos acreditavam na existência de um fluxo visual, onde a visão seria o resultado da incidência de um raio de luz que vinha do próprio olho. Já para Leucipo-Demócrito (em 460-357 a.C.) ele fez a união das duas teorias, dizendo que a imagem era formada pela superposição de dois raios, um emitido pelo olho e outro emitido pelo objeto em observação.
Aristóteles (em 384-322 a.C.) também apresentou uma teoria sendo está mais complexa em comparação as anteriores que dizia que os corpos vibram no meio material em que estão inseridos. E que está vibração (diáfano) provoca movimentos dos humores (vítreo e aquoso) que fazem parte da composição dos olhos.
Toda essa teoria que Aristóteles apresentou tinha como base o seu conhecimento sobre o som, onde dizia que da mesma forma que a voz humana coloca o ar em movimento, o objeto luminoso também causaria um movimento do meio se propagando para elementos do olho (humores).
Hoje a teoria aceita é que a luz tem comportamento dual (Natureza Dual da Luz), como uma onda e como partícula.
Algumas teorias