trabalho de beneficiamento
Os processos que compõe o beneficiamento têxtil
Processo Descontínuo: Caracteriza-se pelo emprego de máquinas que podem ser sofisticadas ou não, e destina-se a produzir lotes de menor quantidade.
Beneficiamentos Primários
Operação: Chamuscagem
Objetivo: Eliminar as fibrilas do substrato Têxtil através de queima, pois estas permanecem eriçadas na superfície do fio ou tecido, conferindo-lhe um aspecto desuniforme e um toque áspero, podendo, no entanto afetar a regularidade dos estampados.
Através desta eliminação, propiciamos ao substrato têxtil, um melhor aspecto visual, graças à uniformidade obtida e em decorrência disto, temos um toque mais macio e a obtenção de um certo grau de brilho, pois a luz incidente apresenta uma reflexão mais regular.
Benefícios:
Melhor aspecto visual;
Melhor toque;
Eliminação de fibrilas o que melhora a estampagem;
Diminuição do risco de formação de “pilling”;
Diminuição residual formado por fibras soltas nos primeiros tratamentos molhados.
Operação: Mercerização
Objetivo: Dar ao substrato oito propriedades através da imersão do mesmo sob tensão, em solução de NaOH
(hidróxido de sódio).
É o tratamento com solução de hidróxido de sódio concentrado (28 a 32º Bé) a frio (máximo 18º C), que é aplicado sob tensão ao algodão e ao linho, sob a forma de fio ou de tecido.
Benefícios:
Aumento de brilho;
Diminuição do encolhimento;
Aumento da resistência;
Aumento da afinidade para com os corantes;
Acentua o toque;
Aumento dos índices de solidez dos beneficiamentos;
Aumento da hidrofilidade;
Dissolução do algodão morto (verde), possibilitando uma coloração uniforme, pois estes não apresentam afinidade para com os corantes
Desengomagem oxidativa processo químico de eliminação tanto de gomas como de todas as impurezas presentes no tecido. A desengomagem oxidativa tende a fazer três processos: desengomar, purgar e alvejar o tecido