Montando um empresa de beneficiamento têxtil com devidas responsabilidades de segurança e higiene do trabalho
Jaraguá do sul, 2014
A empresa:
Atualmente um setor que traz muito rendimento é o da tinturaria e beneficiamento têxtil. As primeiras fibras têxteis eram produzidas a partir de materiais rústicos como juncos, canas e gramíneas. Em tempos remotos, eram utilizadas para fazer telas, cestos, redes de pesca, cordas e tapetes.A partir daí as técnicas com materiais mais sofisticados como pelo animal, juta e linho foram desenvolvidas e com o passar do tempo já existia uma forte associação com lã, algodão e seda ainda não explorados.
As primeiras fibras manufaturadas começaram a surgir no século XIX a partir de celulose natural, sendo um grande avanço para que na década de 30 começassem a desenvolver as fibras sintéticas como acrílicos, náilons e poliésteres. A fiação é o meio em que as fibras têxteis se transformam em fios, sendo as fibras diferentes fiadas conjuntamente. A tecelagem é o grande marco que deu possibilidade da construção dos tecidos, e junto a ela os acabamentos também começaram a ser introduzidos nos tecidos, através de processos têxteis de acabamento como tingimento. O mercado de Tinturaria e Beneficiamento Têxtil hoje chega com muitas tendências em relação aos tingimentos de tecidos com pigmentos naturais, que podem ser desconhecidos aos olhos dos consumidores, mas estão sendo feitos a parte necessitado de alguns cursos para começar um trabalho deste tipo.
A boa solidez de um tecido a ser tingido depende do corante escolhido dependendo da fibra utilizada na confecção do tecido, do uso e da incorporação do processo de tingimento, que quando adequado facilita o processo de lavagem, que também faz parte. O tingimento nada mais é do que fixar o corante na fibra.
A lã e a seda natural apresentam afinidade por corantes ácidos e básicos e quanto aos materiais de fibras mistas, considera-se as proporções relativas dos que compõem a mescla. Todo este