Trabalho De Basquetebol
CAMPUS JACAREZINHO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
JORGE FURTADO DE CAMPOS JUNIOR
jogos de oposição: apresentação de métodos de ensino dos esportes de combate
JACAREZINHO-PR
2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ
CAMPUS JACAREZINHO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
JORGE FURTADO DE CAMPOS JUNIOR
jogos de oposição: apresentação de métodos de ensino dos esportes de combate
Trabalho apresentado à disciplina de Basquetebol, do curso de graduação em Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Prof. Marcelo Tadeu Marques de Oliveira.
JACAREZINH0-PR
2014
1. INTRODUÇÃO Os jogos de oposição, feitos de forma correta, ajudam os alunos no desenvolvimento físico e psicomotor, como capacidades físicas e coordenativas; habilidades motoras (agarrar, levantar, empurrar, puxar); e sensações táteis (contato com o companheiro). Também permite a ele experimentar formas controladas de agressividade, fazendo com que ele conheça o dano físico e emocional que pode ser causado e sofrido, e assim, respeite o companheiro pois, sem ele, a prática não pode ser consolidada.
Mini sumo: Alunos posicionados dentro do círculo na posição de canguru, tentando tirar ou desequilibrar o colega. O objetivo do jogo é permanecer dentro do círculo ou ainda não tocar outra parte do corpo que não seja os pés.
Quero ficar: Utilizando-se uma pequena área determinada, o objetivo de um dos praticantes é permanecer dentro da área demarcada, enquanto o outro procura fazê-lo deixar a área.
Cabo de guerra: O objetivo desta brincadeira é puxar seus adversários para o seu território.
Quero sair: Utilizando-se uma pequena área determinada, o objetivo de um dos praticantes é sair da área demarcada, enquanto o outro procura impedi-lo.
A garrafa é minha: Alunos amarrado pelo tornozelo através de uma faixa. O objetivo é tocar a garrafa antes de seu