Trabalho De Aves
Galpão Dark House
Universidade Federal Fluminense
Alunos: Arthur Loureiro Thiago Marques
Professora: Cristiana
Niteroi 21/05/14
1- Introdução
Diante dos desafios enfrentados hoje pela avicultura moderna está principalmente o controle do ambiente em nossos aviários. Portanto, a cada ano que passa o desafio de altas temperaturas em alguns períodos do ano temperaturas mais baixas vem prejudicando o desempenho da genética e nutrição e impedindo que as aves exprimam todo o seu potencial. Isto vem fazendo com que as empresas busquem soluções para resolverem este que hoje é nosso maior problema, pois não evoluímos em nossos aviários como todo o segmento tem evoluído.
O controle ideal do ambiente, de acordo com a exigência de nossas aves (idade e peso corporal), tem sido o objetivo que todos tem se empenhado nos novos projetos e na reformulação dos aviários já existentes. Para que consigamos estes objetivos os aviários “Pressão Negativa” tem sido debatidos exaustivamente e hoje é o que temos de melhor para o controle ideal do ambiente.
No entanto, para obtermos o sucesso esperado devemos implantar todos os conceitos que regem o sistema “Pressão Negativa”. A ambiência hoje em nossos aviários é a responsável por um melhor desempenho zootécnico e um custo menor de produção produtor / empresa.
2- Conceito
O sistema Dark House, quando aplicado na criação de frangos, condiz na construção de aviários totalmente fechados, com ventilação tipo túnel e luz artificial, objetivando controlar todas as variáveis ambientais dentro do galpão, inclusive a iluminação, permitindo uma maior densidade de aves por m² de galpão, mantendo as aves mais calmas, evitando assim dermatoses. Num ambiente controlado do início ao final do lote, permitindo uma menor conversão alimentar e melhor GPD, trazendo com tudo isso um melhor resultado zootécnico e maior retorno financeiro à empresa e produtores. Sabe-se que número de galpões