trabalho de ativaçao
A tensão é igual em todas as resistências no circuito. Portanto, no circuito abaixo, a tensão através de R 1 é igual à tensão em R 2 que é igual à tensão em R 3 , que é igual à voltagem da tomada.
A soma das correntes que passam por cada uma das resistências é igual a corrente total do circuito.
Se as resistências de um circuito em paralelo tiverem diferentes valores de resistência, a corrente que passa por elas será proporcionalmente diferente.
A experiência consiste na conexão de três lâmpadas em um circuito em paralelo, com três interruptores distintos. A intenção da experiência é mostrar que em um circuito em paralelo, a tensão é igual para todos os componentes e a corrente divide-se entre todas as resistências presentes.
Na folha de madeirite, foram feitos furos para a fixação dos bocais e passagem dos fios de cobre. Do plug sai um fio que passa pela caixa de energia, se dividindo em outros três fios ligados a interruptores, que saem da caixa de energia e passam para os bocais. Do outro lado dos bocais, os três fios continuam independentes e se unem no final, retornando ao plug. Partes dos fios foram desencapadas para poder ser medida a voltagem do circuito.
Observa-se então que o circuito funcionou corretamente, sem fechar curto. Percebemos também que o funcionamento das lâmpadas é independente, ou seja, ao apagar uma, as outras continuam acesas, diferente do circuito em série, onde todas as lâmpadas se apagariam.