Trabalho De Artes
Espaço Cultural Ariano Suassuna
Recife 13 de março de 2015
Aluno:Pedro Lucas
Matéria: Artes
Dadaísmo
O dadaísmo foi movimento artístico que abalou a estrutura da arte na Europa e no mundo, o dadaísmo se surgiu no ano de 1916, na cidade de Zurique, na Suíça. A principal característica do dadaísmo é a relação com o tradicional, é a subversão da maneira tradicional de se fazer arte. Como não podia deixar de ser, o dadaísmo possuía uma forte tendência à anarquia, com uma mensagem libertária
A palavra dadá, que da origem ao termo dadaísmo,na verdade não tem um significado verdadeiro. Dadaísmo é o nome dado a um tipo de pintura em que as imagens retratadas são fora da realidade, daí o nome "dadá" que pode ser interpretado como uma expressão infantil, sem sentido. Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de brinquedo, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na língua de um bebê). Para reforçar esta ideia foi criado o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, tirado de uma folha de um dicionário.
Príncipais Artistas:
Principais artistas dadaístas - Tristan Tzara
- Marcel Duchamp
- Hans Arp
- Julius Evola
- Francis Picabia
- Max Ernst
- Man Ray
- Raoul Hausmann
- Guillaume Apollinaire
- Hugo Ball
- Johannes Baader
- Arthur Cravan
- Jean Crotti
- George Grosz
- Richard Huelsenbeck
- Marcel Janco
- Clement Pansaers
- Hans Richter
- Sophie Täuber
Fonte: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/dadaismo.htm
Dadaísmo no Brasil
No Brasil o dadaísmo marcou presença no início do modernismo. Os artistas plásticos e autores queriam dar ao movimento um toque polêmico, assim o dadaísmo acabou caindo como uma luva, já que ele representava tudo isso. Dessa forma, pode-se afirmar que o dadaísmo teve bastante influência sobre os artistas modernistas brasileiros.
O Dadaísmo na Literatura Brasileira
A literatura foi o segmento