PROJETO O PODER CRIATIVO 3
“O importante é não parar de questionar” (Einstein)
Justificativa
Estudos acerca das organizações destacam mudanças que acontecem frequentemente e com uma rapidez enorme, tornando o ambiente organizacional altamente competitivo, exigindo das organizações ações estratégicas com o objetivo de reter talentos.
Nesse aspecto, uma característica que vem sendo cada vez mais valorizada pelas empresas é a criatividade de seus colaboradores, criatividade essa que também atua como um diferencial para que a empresa mantenha a sua competitividade. Desta forma, nesta primeira década do século XXI, surge como um grande desafio para os administradores e empreendedores, a gestão dos riscos organizacionais, e a estratégia de valorização da criatividade. As reações às novas oportunidades detectadas no mercado devem ser imediatas, e considerando-se o alto grau de competitividade verificado no ambiente mercadológico, as estratégias devem ser implementadas com consistência e rapidez, e a criatividade e a inovação têm particular destaque nesse contexto.
Criatividade e inovação são fundamentais para o contínuo desenvolvimento de uma organização, além de torná-la competitiva no mercado em que esta inserida.
Mesmo em situações de poucos recursos ou limitações, torna-se importante focar em resultados positivos, rentáveis, priorizando a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos ao mercado. Torna-se um grande diferencial investir no pensamento criativo e inovador. Em criatividade não existe erros, mas sim vários ensaios e tentativas. Uma determinada ideia poderá ser inadequada em um momento e valiosa em outro, dependendo da circunstância ou situação em que for considerada ou analisada. O aprendizado com erros e acertos é fundamental.
Criatividade Gerando um Diferencial
Pensamento Criativo: é a fundamentação sobre a qual é construída uma ideia inovadora ou original. O pensamento criativo servirá de base para o processo criativo, como é mencionado por