TRABALHO DE ARTES
A receita de papel machê que uso é a mais simples e a mais fácil de todas que existem por ai. Algumas pessoas acrescentam à massa de papel e cola outros ingredientes como farinha de trigo, amido de milho, gesso, serragem, pó de giz, formol, detergentes, vinagre, argila, etc., mas isso é uma questão de gosto e objetivo.
Para mim, a melhor massa de papel machê caseira é aquela feita de papel higiênico e cola branca, sem nenhum ingrediente extra. Aqueles que usam a cola de farinha de trigo, adicionam antifúngicos porque a farinha é orgânica e deteriora-se. Seja com a cola branca ou com a cola de farinha de trigo, é fundamental deixar a peça secar bastante para eliminar toda sua umidade e evitar o desenvolvimento de fungos.
Obs.: Por gostar da textura final, eu uso papel higiênico (apesar do custo ficar maior) e também o papel tipo sulfite (o que usamos para imprimir, desenhar: oficio, A4 – aqueles que já foram usados os dois lados, faturas, impressos que iriam para o lixo, etc). Você pode usar qualquer outro tipo de papel para fazer a massa, menos papel carbono e os plastificados. Os papeis mais consistentes você deixa de molho na água por pelo menos 24 horas e liquidifica bastante. Os jornais são muito usados para essa técnica porque o custo é baixo. Aqueles suportes/caixas de papel para ovos e frutas também são ótimas para fazer a massa, pois fica bem macia.
Vamos a receita:
Material:
# 2 rolos de papel higiênico
# Água (fria ou quente)
# 1/2 kg de cola branca (uso cola a base de PVA e a que mais gosto é a Cascorez rótulo azul)
# 01 recipiente tamanho médio (bacia ou balde)
# 01 colher ou espátula
# Peneira ou escorredor
Modo de preparar:
1. Coloque o(s) rolo(s) de papel higiênico, sem o cilindro interno de papelão, em um recipiente e adicione água.
Obs.: Você pode adicionar agua fria ou quente. A água quente dissolve mais rapidamente as fibras do papel.
2/3. Esfarele o papel até dissolver bem.