Trabalho de artes - a linha
A linha, assim como o ponto, é elemento essencial na composição visual. A linha está presente em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na natureza. Observe a folha de uma árvore! Quantas linhas não possui? Inúmeras não é mesmo? Os nossos cabelos também são exemplos de linhas: se são lisos são linhas retas, se são crespos, encaracolados ou cacheados são linhas curvas, onduladas ou espiraladas. A linha é obtida através de infinitos pontos.
Também é obtida através do “rastro” de um ponto.
Quando se coloca um ponto em movimento, ele forma uma linha. A linha é o elemento básico de todo grafismo e um dos mais usados.
Representa a forma de expressão mais simples e pura, porém também a mais dinâmica e variada. As principais propriedade das linhas são:
Contém grande expressividade gráfica e muita energia.
Quase sempre expressa dinamismo, movimento e direção.
Cria tensão no espaço gráfico em que se encontra
Cria separação de espaços no grafismo.
A repetição de linhas próximas gera planos e texturas.
Segundo o professor Douglas do blog: http://douglasdim.blogspot.com.br/2011/09/linha.html
Opinião : Em minha opinião linhas é uma forma de linguagem que usamos e tudo que fazemos, dentro e fora da escola. Tudo em nossa volta está repleto de linhas que é obtida de infinitos pontos. Uma linguagem muito simples mais muito utilizada e sem muita importância. Enfim as linhas estão presentes no nossos dia a dia, em nosso cotidiano.
•Grisê
Grises é a sensação de sombras ou tracejados mais fortes, que assim se tornam a passar a impressão de outras cores dentro do próprio desenho. Eles podem ser usados de varias trajetórias diferentes e ângulos também. Existem vários tipo, formas jeitos e tamanhos para ser executados.
•Hachuras
A hachura é uma técnica artística utilizada para criar efeitos de tons ou sombras a partir do desenho de linhas paralelas próximas. O conceito principal é o de que a