Trabalho de Arquitetura
O vidro é uma substância inorgânica e homogênea. É obtido através do resfriamento da sílica (ou areia, que pode ser retirada de praias, do mar, de rios, ou de jazidas situadas em vales) + carbonato de sódio + calcário + barrilha + feldspato + restos de vidro em fusão até adquirir grau de rigidez. As suas principais propriedades são: transparência, fragilidade, alta durabilidade, resistência à corrosão, isolante, recliclabilidade. Não se sabe muito sobre a descoberta do vidro, mas sabe-se que no ano de 1400 a. C. os egípcios usavam o material na produção de alguns ornamentos. A natureza pode formar os chamados "vidros naturais", e é quando algumas rochas atingem o ponto de fusão a elevadas temperaturas (como o calor de uma lava vulcânica, por exemplo) e se solidificam rapidamente. São chamados de Obsidian e Tektides.
TIPOS DE VIDRO
Vidro temperado - tal componente tem capacidade de se partir em pequenas partículas, tornando-se então um material de segurança, já que não é considerado estilhaçável. Suas aplicações são em box de banheiros, janelas, painéis acústicos, proteção para fornos em geral, etc.
Vidro plano - vidro homogêneo, uniforme, transparente, incolor ou colorido. Usado para se ter perfeita visibilidade.
Vidro impresso - translúcido, que recebe algum tipo de impressão (desenho) ao sair do forno.
Vidro resistente à balas - o blindado é um vidro multilaminado (vidro + resinas ou polivinil butiral) e tem a capacidade de proteger veículos e ambientes de disparos de armas ao amortecer o impacto e absorver sua energia.
Vidro laminado - é quando duas folhas de vidro são unidas por uma plástica, e esta ultima é responsável por segurar os fragmentos de vidro caso este quebre. É comumente usado como pára-brisas de veículos.
Vidro espelhado - É um vidro normal, mas camadas de materiais refletores (prata reflectiva) e pintura cinzenta são aplicadas nele. É muito usado na construção civil, como na sua aplicação em janelas, fachadas, etc.