trabalho de aptget e memoria
“APT-GET”
E
MEMÓRIAS
Equipe V
EQUIPE V
Andrelina
Cleber
Jardeson
Fabiane
Leandro
Luciene
LINUX COMANDOS
“APT-GET”
LINUX COMANDOS
“APT-GET”
O que é APT:
APT (Advanced Packaging Tool) é um conjunto de ferramentas usadas pelo GNU/Linux Debian e suas respectivas derivações, entre eles o Ubuntu, para administrar os pacotes .deb de uma forma automática, de modo que quando um programa é instalado o APT instala e/ou atualiza também todos os pacotes que são necessários para um funcionamento do programa.
LINUX COMANDOS
“APT-GET”
possui diferentes interfaces gráficas:
Synaptic (GTK)
Adept Package Manager (Qt)
Em linha de comando, usa-se "apt-get" para baixar pacotes, o que fez muitos se referirem ao Apt como aptget, o que não está correto.
O Apt possui uma interface simples de linha de comando para fazer o download de pacotes e instalá-los. O Debian e os sistemas baseados nele utilizam esse comando.
LINUX COMANDOS
“APT-GET”
Características:
O APT normalmente faz o download de arquivos .deb, que são instalados usando o dpkg , mas o APT também com funciona RPM, pelo APTRPM.
Os arquivos de configuração do APT estão em /etc/apt/sources.list .
LINUX COMANDOS
“APT-GET”
Comandos:
update - Adquire novas listas de pacotes. upgrade - Faz uma atualização. install - Instala novos pacotes (um pacote é libc6 e não libc6.deb). remove - Remove um pacote. source - Faz o download de arquivos fonte. build-dep - Configura as dependências de compilação de pacotes fonte. dist-upgrade - Atualiza a distribuição, consulte apt-get(8). dselect-upgrade - Segue as seleções do dselect. clean - Apaga arquivos baixados para instalação. autoclean - Apaga arquivos antigos baixados para instalação. check - Verifica se não há dependências quebradas.
LINUX COMANDOS
“APT-GET”
Opções:
-h Texto de ajuda.
-q Saída