Trabalho de APS
Para muitos, tal palavra se apresenta muito incomum, desconhecida, mas o uso dessa técnica está muito presente em nosso dia a dia, e vem apresentando grande importância, como um meio de segurança, especialmente em um ambiente ao qual estamos todos envolvidos: a internet. A cada dia, uma pessoa mal intencionada surge na web, e com toda certeza, se apoderar de informações de toda espécie é a principal causa de crimes virtuais, e a criptografia entra com o papel de proteger tais informações de tais indivíduos. A palavra criptografia vem do grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita", mas essa técnica não é das mais fáceis de se usar, o conceito é de fato fácil, mas para gerar uma criptografia inquebrável, e única, um alto nível matemático e coputacional é requerido, é fato grandes matemáticos sempre estarem conectados a métodos criptgráficos de alta segurança. Então eis alguns conceitos importantes da criptografia:
Criptografia de chave simétrica: também chamada de criptografia de chave secreta ou única, utiliza uma mesma chave tanto para codificar como para decodificar informações, sendo usada principalmente para garantir a confidencialidade dos dados. Casos nos quais a informação é codificada e decodificada por uma mesma pessoa não há necessidade de compartilhamento da chave secreta. Entretanto, quando estas operações envolvem pessoas ou equipamentos diferentes, é necessário que a chave secreta seja previamente combinada por meio de um canal de comunicação seguro (para não comprometer a confidencialidade da chave). Exemplos de métodos criptográficos que usam chave simétrica são: AES, Blowfish, RC4, 3DES e IDEA.
Criptografia de chaves assimétricas: também conhecida como criptografia de chave pública, utiliza duas chaves distintas: uma pública, que pode ser livremente divulgada, e uma privada, que deve ser mantida em segredo por seu dono. Quando uma informação é codificada com uma das chaves, somente a outra chave do