Trabalho De Apresenta O Sensoriamento Remoto
RAPIDEYE
No dia 29 de Agosto de 2008 pela empresa alemã RapidEye lançou com sucesso seus cinco Satélites de Observação da Terra. O RapidEye opera seu próprio sistema, composto por cinco satélites de Sensoriamento Remoto, capazes de coletar imagens sobre grandes áreas, com alta capacidade de revisita. O sistema foi especialmente desenvolvido e configurado para satisfazer as necessidades específicas do mercado que utiliza imagens de satélites de forma regular e com alta definição. A combinação das resoluções espacial, espectral e temporal é única no mercado de imagens de satélites em todo o mundo.
O sistema RapidEye integra toda a cadeia de fornecimento de produtos digitais obtidos por satélites de Sensoriamento Remoto, eliminando a dependência de processos externos para geração de imagens digitais, modelos digitais de elevação e produtos derivados. Trata-se de uma solução única para oferecer imagens de alta qualidade sobre a superfície da Terra, atualizadas diariamente. Com a sua tecnologia inovadora no processamento das imagens e ao time interdisciplinar de especialistas em Sensoriamento Remoto, a RapidEye pode gerar as imagens e entregar seus produtos, conforme cada solicitação dos usuários, em um curto espaço de tempo.
O grande diferencial do RapidEye é não ser apenas um satélite mas uma constelação de 5 satélites idênticos e posicionados em órbita síncrona com o Sol, com igual espaçamento entre cada satélite. Esta configuração permite estabelecer novos padrões de eficiência relacionados à repetitividade de coleta e a exatidão das informações geradas sobre a superfície da Terra. Os satélites foram construídos pela empresa britânica Surrey Satellite Technology Ltd (SSTL) e seguiu o moderno de satélites leves, ágeis e robustos. Isto permite economia de energia para manutenção dos satélites no espaço, acarretando no aumento da vida útil dos mesmos. Cada satélite pesa apenas 150kg, o que foi fundamental