ciencias ambientais
Engenharia
Prof°: Moura
Sensoriamento Remoto
Goiânia
2012
Definição de Sensoriamento Remoto
Sensoriamento remoto é definido como a ciência (e alguns estendem para a arte) de obter informações sobre a superfície terrestre sem entrar em contato com a mesma.
Isso é feito através da recepção e registro da energia refletida ou emitida e do seu processamento, análise e aplicação da informação.
Fonte : CCRS
IMAGEM - SR
HISTÓRICO
• O satélite artificial finalmente se materializou no dia 4 de outubro de 1957, com o lançamento, na União Soviética, do Sputnik 1, pequena esfera de alumínio com alguns medidores e transmissores de rádio.
• A União Soviética também foi o primeiro país a lançar um satélite artificial tripulado, a Sputnik 2, com a cadelinha Laika, em 3 de novembro do mesmo ano.
• Já em 31 de janeiro de 1958, os Estados Unidos conseguiram lançar o seu primeiro satélite, o Explorer 1, responsável pela descoberta do cinturão radioativo de
Van Allen.
Sensoriamento Remoto
Sensoriamento Remoto:
Desenvolvimento dos Sistemas Sensores
URSS
EUA
Sensoriamento Remoto
A evolução de quatro segmentos tecnológicos principais determinaram o processo evolutivo do SR
(Sensoriamento Remoto) por satélites:
a) Sensores – são os instrumentos que compõem o sistema de captação de dados e imagens “olhos dos satélites”, cuja evolução tem contribuído para a coleta de imagens de melhor qualidade e de maior poder de definição. b) Sistema de telemetria – consiste no sistema de transmissão de dados e imagens dos satélites para estações terrestres, e tem evoluído no sentido de aumentar a capacidade de transmissão dos grandes volumes de dados, que constituem as imagens.
Sensoriamento Remoto
c)
Sistemas de processamento – consistem dos equipamentos computacionais e softwares destinados ao armazenamento e processamento dos dados do SR.
A evolução deste segmento tem