Trabalho de análise gráfica
Brasília/2007
TRABALHO DE ANÁLISE GRÁFICA
1) Filtrar os ativos utilizando-se no mínimo de três critérios voltados para uma análise eficiente, explicando os mesmos.
R - Para os filtros da carteira de renda variável, apresentada, na folha a seguir, foram utilizados os seguintes critério:
O Beta é um coeficiente de correlação linear entre o rendimento da ação da empresa e o rendimento do mercado (benchmark), mede a volatilidade do ativo. Assim, uma ação com beta superior a 1 é mais arriscada que o IBOVESPA, porque circula mais rapidamente, porém pode proporcionar maiores possibilidades de ganhos. Por isso, optamos por um beta maior que 1,2.
O indicador de liquidez corrente calcula a capacidade da empresa em gerar fluxo de caixa suficiente para cobrir despesas de curto e longo prazo, é o quociente entre o ativo circulante e passivo circulante da empresa. Determina a capacidade que um título tem de ser convertido em moeda. Dessa forma, parametrizamos um índice maior que 1,1 ( uma vez e um décimo).
On Balance Volume – OBV é um indicador que mede os volumes operados pelo ativo no mercado. Quando o fechamento de preços é inferior ao do dia anterior o volume é negativo e quando ele é superior o volume é positivo, por isso foi escolhido OBV maior que zero.
2) Especificar o suporte e resistência dos ativos selecionados pela filtragem via apresentação gráfica dos mesmos.
Elaboramos a apresentação gráfica dos ativos, onde o painel 1 espelha o gráfico das ações na forma de barras e o painel 2 na forma de OBV.
Suporte – O nível de suporte é determinado por uma situação onde existe uma demanda pelo papel que não permite continuar o processo de baixa.
Resistência – O nível de resistência é determinado por uma situação onde existe uma oferta de papel que não permite continuar o processo de alta.
Demonstramos nos gráficos, em anexo, o suporte e