Trabalho de Antropologia 2 est gio
Aluna: Wellyda Ketlheen Santos Oliveira Matrícula: 1510009707
Curso: Direito Turma/Turno: M/noite Disciplina: Antropologia
1. Uma das primeiras preocupações dos estudiosos com relação à cultura refere-se a sua origem. Em outras palavras, como o homem adquiriu este processo extra-somático que o diferenciou de todos os animais e lhe deu um lugar privilegiado na vida terrestre?
O homem adquiriu, ou melhor, produziu cultura a partir do momento em que seu cérebro, modificado pelo processo evolutivo dos primatas, foi capaz de assim proceder.
Segundo diversos autores, entre eles Richard Leackey e Roger Lewin, o início do desenvolvimento do cérebro humano é uma consequência da vida arborícola (vida em árvores) de seus remotos antepassados. Esta vida arborícola, onde o faro perdeu muito de sua importância, foi responsável pelo desenvolvimento de uma visão estereoscópica (vista de objetos em três dimensões). Esta, combinada com a capacidade de utilização das mãos, abriu para os primatas, um mundo tridimensional, inexistente para qualquer outro mamífero. O fato de poder pegar e examinar um objeto atribui a este significado próprio. A forma e a cor podem ser correlacionadas com a resistência e o peso, fornecendo uma nova percepção.
Kenneth P. Oakley destaca a importância da habilidade manual, possibilitada pela posição ereta, ao proporcionar maiores estímulos ao cérebro, com o consequente desenvolvimento da inteligência humana. A cultura seria, então, o resultado de um cérebro mais volumoso e complexo.
Além das explicações de paleontologia humana, é importante tomar conhecimento do pensamento de dois importantes antropólogos sociais contemporâneos a respeito do momento em que o primata transforma-se em homem:
Claude Lévi-Strauss, o mais destacado antropólogo francês, considera que a cultura surgiu no momento em que o homem convencionou a primeira regra, a primeira norma. Para Strauss, esta seria a proibição do incesto,