trabalho de animacao
Esta profissão irá enfrentar sempre dificuldades e obstáculos, pois fazem com que haja a mudança de pessoas e dos grupos na sociedade o que não e fácil. Visto que as situações humanas estão enquadradas numa macroestrutura social á qual o TAP*, não tem acesso, limitando-o de entrar na área de intervenção.
Sendo assim a tolerância a frustração uma competência fundamental dizendo respeito á capacidade de tolerar o desanimo perante os problemas e os resultados não alcançados de cada individuo. Assim a frustração é um sentimento que impede a Acão do TAP*, sendo crucial aprender a tolerar este sentimento tendo coragem e capacidade para vencer as dificuldades que possam surgir ao longo de um surgimento de um sujeito.
Competências:
É um profissional qualificado apto a promover o desenvolvimento psicossocial de grupos no domínio dos cuidados sociais e de saúde e da intervenção social e comunitária.
Este técnico pode colaborar no planeamento, organização e promoção de actividades no âmbito educativo, social, cultural, de reinserção social, lúdico-pedagógico e sócio terapêutico.
Actividades principais:
O Técnico de Apoio Psicossocial pode desenvolver a sua actividade profissional junto de indivíduos, grupos ou comunidades, tais como:
- Escolas
- Lares de Terceira Idade
- Centros de ATL
- Instituições de Apoio à Família
- Instituições de Acolhimento de crianças e jovens
- Unidades Hospitalares
- Autarquias
Estágio Integrado e assegurado pela Escola em empresas externas:
Fundação AFID; ABCD; Centro Social e Paroquial de Alfornelos; Câmara Municipal da Amadora; Centro Social e Paroquial da Brandoa.
PLANO CURRICULAR
Disciplinas Horas Português 320 Língua Estrangeira 220 Área de Integração 220
Tecnologias de Informação e Comunicação 100 Educação