trabalho de ambiente
BCT NOTURNO 2014.2
1- Os componentes do tripé da crise ambiental são: População, recursos naturais e poluição. A parte da população está ligada ao seu assustador crescimento exponencial, o que gera uma maior demanda de produtos, consequentemente um maior consumo de matéria prima e, finalmente, mais poluição. Os recursos naturais por sua vez, tendem ao esgotamento, devido ao seu consumo exacerbado e ausência de um maior número de planos de reaproveitamento. Como resultado da utilização dos recursos naturais pela população surge a poluição. (ftp://ftp.cefetes.br/cursos/EngenhariaEletrica/Manuella/Crise%20ambiental.pdf)
2-a) Desertificação é um fenômeno em que um determinado solo é transformado em deserto, através da ação humana ou processo natural. b)Entre as principais causas responsáveis pela desertificação estão: Desmatamento de áreas com vegetação nativa, uso intenso do solo, tanto na agricultura quanto na pecuária, práticas inadequadas de irrigação e mineração. c) No Brasil existem quatro áreas, que são chamadas núcleos de desertificação, onde é intensa a degradação. Elas somam 18,7 mil km² e se localizam nos municípios de Gilbués, no Piauí; Seridó, no Rio Grande do Norte; Irauçuba, no Ceará e Cabrobó, em Pernambuco.
(http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agropecuario/artigo_agropecuario/desertificacao.html)
3- Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura. (http://www.brasilescola.com/geografia/inversao-termica.htm)
4- Ilhas de calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas. Ocorre devido à junção de diversos fatores como a poluição atmosférica, alta densidade demográfica, pavimentação e diminuição da área verde, construção de