Trabalho de Administração do Relacionamento com o Cliente. 1º sem. UNIP
Os canais de acesso dos clientes às organizações são os meios pelos quais as organizações recebem os mais diversos tipos de contatos de seus clientes.
Seja qual for a forma desejada de contato dos clientes com a empresa, é ela que deve atender a tal expectativa do cliente. Empresas que buscam a excelência do desempenho devem ter entre suas práticas de gestão as que permitam que os clientes relacionem-se com a organização; para isso, um requisito fundamental é que sejam disponibilizados canais de acesso.
Os canais de acesso devem possibilitar o retorno de todas as pessoas que, de alguma forma, são impactadas pelos resultados da organização. Uma estrutura eficiente de atendimento ao cliente deve incluir um conjunto de fatores ligados à infraestrutura (vias pelas quais circulam as interações do cliente com a empresa) e aos recursos humanos (todas as pessoas envolvidas em cada uma das etapas do processo de interação).
Alguns dos elementos que compõem a infraestrutura: canais (por onde ingressa, transita e retorna a comunicação com o cliente), formulários e padrões de atendimento (ferramentas por meio das quais são estruturadas, registradas e organizadas as interações com o cliente) e equipamentos e softwares (em que são armazenadas, processadas e consolidadas as interações).
O mercado percebeu que não basta a qualidade focada no produto: é muito importante a qualidade visando ao cliente, sua visão, seu foco. Os canais de relacionamento cliente-empresa visam à qualidade da administração do relacionamento com o cliente. Iniciada com a extrapolação do conceito de clientes, considera como tais todos os stakeholders, ou seja, todos os públicos que têm algum contato com a organização e os analisa como início e fim dos processos organizacionais. Cada vez mais, é necessário pesquisar os itens do processo que podem gerar o não-atendimento às expectativas dos clientes, resultando na dissonância cognitiva, ou seja, a