Trabalho de administração 2 semestre
1 INTRODUÇÃO
Sabe-se que a economia tem influência significativa sobre as empresas, e entender o funcionamento do sistema econômico e seus impactos sobre as decisões dos indivíduos e empresas é fundamental para uma gestão eficaz. Diferente do que muitos pensam, a economia é uma ciência social, não é uma ciência exata, porque estuda como os agentes econômicos (pessoas, empresas, governo) alcançam os seus recursos, em outras palavras, a economia estuda o processo de tomada de decisões desses agentes econômicos e seus impactos na sociedade.
Devido às possibilidades geradas a partir da socialização dos meios informatizados de processamento das informações, torna-se imprescindível que o profissional busque o conhecimento das ciências que estudem mecanismos quantitativos de análise. Esses mecanismos, aliados à experiência do gestor e a velocidade de processamento, fruto da informatização, tornam-se poderosas ferramentas na gestão de empresas, contribuindo para execução e para a economia de recursos nos processos de gestão e de tomada de decisões empresariais.
O processo de transformação da sociedade instituiu um novo modelo produtivo, político e ideológico que denominamos de modo de produção capitalista, ou seja, uma forma de organizar a produção, definindo suas relações: o que produzir, quanto produzir, para quem produzir e por quanto vender.
2 DESENVOLVIMENTO
A Companhia de Alimentos foi fundada no ano de 1946. De uma pequena fábrica de embalagens passou, em 1955, a produzir pintos de um dia e posteriormente a criar e abater frangos de corte. Na década de 70 tornou-se uma das maiores produtoras de carnes de aves do Brasil, e ser pioneiro na exportação de frangos inteiros e em cortes para a Europa, Japão e Oriente Médio. A primeira exportação aconteceu em 1976 para o mercado Árabe.